Notícias e Artigos

5 EXERCÍCIOS INCRÍVEIS PARA SE AUTOCONHECER

Você se conhece? Podemos facilmente escolher qual é o nosso prato favorito, a música que mais toca ou o sapato mais confortável, mas você realmente sabe quem você é?

 

Nos momentos de grande dificuldade é que acabamos descobrindo um pouco mais sobre nós mesmos, como o momento de decidir o futuro. Qual profissão seguir? Não posso mais mudar? Vou ser feliz? Vou ganhar dinheiro?Se alguma dessas dúvidas já passou pela sua cabeça, este post é para você! Separamos 5 dicas que irão ajudar a se entender e conhecer melhor.

1 – Faça listas.

Sim, é um jeito bem fácil e divertido de começar. Pegue uma folha em branco e lista nela todos os filmes que você gosta, ou que te fazem se sentir diferente, mais confiante, mais reflexivo, ou que você indicaria para a pessoa que mais gosta. Esta lista é pessoal, então pode colocar aquele filme que todo mundo acha brega, mas você secretamente gosta 😜 .

Após terminada a lista, pegue outra folha e faça o mesmo com músicas, séries, lugares (também vale os que você ainda quer conhecer!). Ao final de tudo isso, você poderá criar padrões e fazer novas conexões, seja no estilo de música, gênero de filmes e livros. Aí está um bom começo, agora você conseguirá mapear as suas preferências no quesito lazer e cultura!

Happy To Do GIF by SoulPancake - Find & Share on GIPHY

Dica extra:Se você gostou de fazer listas, avance um pouco e liste suas qualidades e defeitos, para esta você pode pedir ajuda de seus amigos mais próximos.

 

 

 

 

 

 

 

2 – Visualize.

Algumas pessoas têm mais facilidade de trabalhar de forma visual, por isso um bom conselho é de  criar painéis. Faça recortes de revistas com imagens, frases e entrevistas inspiradoras. Não precisa ter uma explicação racional para suas escolhas, vale colocar comida, roupas, animais, destinos de viagens, tudo que sua imaginação permitir, respeitando sempre quem você É!

Uma ferramenta online que pode ajudar muito é o Pinterest. Nesta rede social você cria pastas e adiciona imagens, formando painéis. Também tem a versão para celular, vale muito a pena!

 

3 – Seja aberto.

Você só poderá se conhecer verdadeiramente caso se permita novas experiências. Chega de falar que não gosta de comida japonesa se nunca experimentou, por exemplo. Aceite convites para lugares novos, mesmo que a princípio não tenha tanta vontade de conhecer. Talvez o lugar possa não ser do seu perfil, mas poderá oferecer novas experiências e relacionamentos diferentes que fará com que tenha novas descobertas.

O desafio está lançado:dizer sim para o próximo convite que aparecer e experimentar coisas novas ainda esta semana.Fechou?

4 – Respire.

Uma respiração correta nos faz pensar melhor, e acabamos por não agir por ansiedade, estresse ou medo. Quando sabemos como é nosso “estado normal”, fica mais fácil identificar o momento em que estamos zangados, ansiosos ou assustados.Assim não tomamos decisões por impulso, e nos concentramos em voltar ao nosso normal através de técnicas de respiração controlada. Em seguida, nos sentimos mais aptos a fazer escolhas conscientes! Imagine-se fazendo isso na hora de marcar as respostas no vestibular, ajuda muito, né?

Além das técnicas para controlar a respiração, outras atividades podem auxiliar no controle do estresse e ansiedade:

– Corrida simples de rua (ou esteira) com sua playlist favorita;

– Yoga e;

– Meditações guiadas.

 

Você pode fazer com seu melhor amigo!

5 – Chame você mesmo para sair.

Das 24 horas do dia, passamos muito tempo realizando atividades no modo automático. Estar na sua própria companhia pode e deve ser  prazeroso, e isso ajuda a se conhecer cada vez mais. Não lamente por ocasionalmente ter que almoçar sozinho(a), ou não ter com quem ver um filme novo que estreou. Apenas vá com a sua melhor companhia, você mesmo! Desfrute disso e tenha mais confiança em sí.

Que tal colocar em prática cada uma das dicas, em cada dia da semana? Você vai ter o final de semana para refletir por tudo o que passou!

Fica apenas uma observação: muitas pessoas, ao se descobrirem, percebem pontos negativos, o que é normal. Todos têm defeitos, e a grande vantagem é poder reconhecer os problemas, trabalhá-los e melhorar! Não esqueça que o ICOP conta com uma equipe de especialistas que podem ajudar você!