Notícias e Artigos

Especialistas dão dicas de como controlar o estresse e a ansiedade na preparação para as provas do vestibular

O estresse e a ansiedade são sintomas comuns entre os estudantes que se preparam para as provas do vestibular. O desafio, segundo psicólogos e neuropsicólogos é evitar que o nervosismo atrapalhe a preparação e a realização das provas.

Vestiba 2018: Especialistas dão dicas de como controlar o estresse e a ansiedade na preparação para as provas do vestibular — Foto: Reprodução/RPC

De acordo com a neurocientista Samantha Rocha, “o uso de técnicas, de controle de ansiedade, evitar chegar a um nível extremo, para o estudante é fundamental, porque ele não pode chegar em uma prova com o nível de ansiedade muito alto”.

A estudante Letícia de Sousa, de 16 anos, conta que sofre com o estresse há muito tempo e que procurou ajuda. “Eu tenho psicólogo e faço hipnose, mas mesmo assim eu continuo em um estresse bem alto”, conta.

Nervosismo e outros aspectos psicológicos podem influenciar no resultado dos vestibulandos, segundo psicólogos e neuropsicólogos — Foto: Reprodução/RPC

A psicóloga Rafaela Faria afirma que é importante que o vestibulando reserve um tempo na rotina de estudos para atividades que são fundamentais:

  • Atividade física
  • Alimentação adequada
  • Tentar reduzir, ao máximo, estimulantes como café, chocolate e bebidas nenergéticas
  • Manter atividades relaxantes (como passear por algum lugar tranquilo, assistir séries ou ouvir música)

Assista ao vídeo com as dicas de uma psicóloga para manter a calma nas provas clicando aqui.