Notícias e Artigos

O que é desenvolvimento de carreira e por que ele é importante durante a crise

Construir uma carreira “dos sonhos” é um processo que não se faz de uma para outra. Muito pelo contrário: o desenvolvimento da vida profissional é um plano que tem metodologia e metas específicas a serem atingidas e que se adequa às necessidades individuais em cada etapa de vida e carreira.

Foi com o objetivo de proporcionar esse tipo de orientação profissional que a psicóloga e doutora em educação Rafaela de Faria fundou, em 2011, o Instituto de Carreira e Orientação Profissional (ICOP). Através dele, Rafaela ajuda profissionais a concretizarem seus planos através de metas que são traçadas segundo os objetivos de cada um.

Rafaela também é professora do curso de Desenvolvimento de Carreira em Tempos de Crise, oferecido pelo Centro Europeu em parceria inédita com o GazzConecta, pensando em proporcionar um caminho seguro para quem deseja ser protagonista da sua própria carreira. O curso acontece nos dias 18 e 22 de junho, das 19h às 22h.

Em entrevista ao GazzConecta, Rafaela explicou quais são os passos do desenvolvimento de carreira e a quem ele é destinado. Leia abaixo a conversa na íntegra.

Qual a importância de planejar a carreira?

[RAFAELA DE FARIA] Com o planejamento de carreira você assume o protagonismo da sua vida profissional, avaliando suas necessidades, valores e se responsabilizando pelas decisões e realizações na carreira.

Isso é importante em um mercado tão competitivo, pois dessa forma você consegue, por exemplo, elaborar o passo a passo para atingir seus objetivos e/ou encontrar estratégias para lidar com obstáculos que fazem parte do percurso. As melhores colocações e oportunidades tende a existir para aqueles que se preparam e isso exige planejamento.

Esse planejamento está restrito a determinadas áreas ou qualquer profissional pode fazer esse exercício?

[RF] Qualquer profissional em qualquer área e em qualquer momento da vida. A tendência é que todos precisem aprender a enfrentar os desafios de cada momento da civilização, incluindo a capacidade de se adaptar.

Você vê o período da crise do coronavírus como um momento interessante para repensar a carreira?

[RF] Toda crise propicia repensar o modo em que vivemos, com certeza o período da crise do coronavírus também é oportuno para isso.

Como a falta de um planejamento pode atrapalhar a carreira profissional?

[RF] Alguns exemplos: gerando ansiedade, falta de foco e desmotivação no dia a dia.

Existe uma diferença entre os conceitos de planejamento, desenvolvimento e gestão de carreira?

[RF] Quando nós pensamos no desenvolvimento de carreira, nós estamos de falando da trajetória deste indivíduo – independente se ele está na área ou no emprego em que ele tem interesse. É o percurso que ele construiu durante a sua vida: o que ele vivenciou, vivencia e o que ainda pretende vivenciar.

Quando pensamos no planejamento de carreira, nós estamos falando desse planejamento estratégico pensando nos objetivos futuros no sentindo de delimitar o passo a passo para se construir cada degrau para alcançar esse objetivo.

Já a gestão de carreira é sobre a capacidade desse indivíduo de gerir a própria carreira a partir daquilo que ele já construiu e do que ele planejou.

Você teria algum conselho para quem teve seus empregos e oportunidades prejudicados por esse momento?

[RF] Lembre-se que todos estão enfrentando desafios, aqueles que tiverem capacidade emocional para “cair” e “levantar” mais rápido e mais vezes estarão “na frente”. Tecnicamente as palavras seriam resiliência, persistência e contínuo aprendizado (capacitação técnica e comportamental).

Matéria original retirada de: https://www.gazetadopovo.com.br/gazz-conecta/o-que-e-desenvolvimento-de-carreira-e-por-que-ele-e-importante-durante-a-crise/