Notícias e Artigos

VESTIBULAR, ESCOLHA PROFISSIONAL E INFLUÊNCIAS

Por Dra. Carla Domingues e Dra. Rafaela de Faria 

Fim de ano está chegando e com ele chega também a época dos vestibulares. Escolher uma profissão dentre tantas possibilidades de atuação profissional que existem hoje, é um grande desafio. 

Muitos fatores podem influenciar a nossa tomada de decisão nessa fase. Fazer uma escolha tão importante, requer muito esforço cognitivo do nosso cérebro e ele está programado para sempre que puder, economizar energia, ou seja, procura caminhos mais fáceis e rápidos para tomar uma decisão e isso pode fazer com que a gente cometa erros e se arrependa depois. 

Por exemplo, como o ser humano é um ser social, as pessoas ao nosso redor podem exercer grande influência nas nossas escolhas, por isso, é preciso ter um tempo seu com você mesmo para pensar nas opções e fazer essa reflexão interna com mais atenção aos seus próprios valores e ao que é importante para você e não para os outros. 

O excesso de informações também pode atrapalhar esse processo. Isso porque estar diante de muitas opções pode provocar um tipo de “paralisia” de ação fazendo com que a gente tenha mais dificuldade de decidir. Muitas vezes podemos até desistir de fazer uma escolha ou escolher alguma opção, mas depois ficarmos com a sensação de que poderíamos ter escolhido melhor, gerando grande frustração. Portanto, saber fazer um bom filtro de quais informações consumir nessa fase é fundamental.

Outro ponto importante de ser levado em consideração são os estereótipos que existem em relação a determinadas profissões. A ideia de que tal profissão, por exemplo, “não dá dinheiro” ou até mesmo que “dá muito dinheiro” pode ser reducionista e equivocada. Então, precisamos ampliar o nosso repertório e pensar além dos estereótipos ao fazer uma escolha.

Por isso pessoal, conhecer mais sobre o nosso processo de tomada de decisão pode ajudar muito. Mas só saber da teoria nesse sentido mais amplo não adianta, precisamos também desenvolver nosso autoconhecimento e praticarmos ações para diminuir a influência desses vieses nas nossas escolhas. 

E se você não estiver conseguindo fazer tudo isso sozinho (a), procure um profissional para te ajudar nesse processo. Essa com certeza vai  ser uma ótima tomada de decisão! 

Para facilitar, abaixo listamos as UNIVERSIDADE PÚBLICAS DO PARANÁ que ainda estão com inscrições abertas. 

Universidade Estadual do Paraná (UEL): 20/09 – 03/11 
Universidade Federal do Paraná (UFPR): 13/09 – 10/11 
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG): 01/11 – 29/11